Contatos

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uma tarde complicada no dentista

É lamentável a forma que alguns consultórios médicos ou odontológicos tratam seus pacientes/clientes. O problema começa na marcação da consulta:
- Boa tarde! Eu quero marcar uma consulta.
- Qual é o seu plano? Sem me dar um “boa tarde” nem nada...
- Interodonto.
- Só temos para o dia 11 de fevereiro a partir das 15h. Qual é o horário que você prefere?
- Mas hoje ainda é dia 10 de janeiro. Não tem uma data mais próxima?
- Não. Só temos um dentista que atende o seu plano, uma vez na semana. Vai querer marcar a consulta?
Então o problema é com o meu plano. Pensei.
- Fazer o que? Marque a consulta para às 15h.
- Sua consulta está marcada no dia 11 de fevereiro, quinta-feira, às 15h.
- Obrigada! Do outro lado da linha só consegui ouvir o tum, tum, tum do telefone desligado.

Cheguei a pensar em ligar novamente e fazer uma reclamação, mas, eu estava tão cheia de trabalho para fazer que acabei deixando pra lá.
Quase um mês depois, lá vou eu para o dentista. Saí do estágio após o almoço e cheguei ao consultório às 14h40. É sempre bom chegar alguns minutos antes do horário marcado em todos os compromissos. Assim aprendi com "mainha".
Ao chegar à entrada do consultório, que estava com a porta de vidro trancada, vi a recepção com seis pessoas, e percebi que não havia uma mesa com computador, telefone e muito menos uma atendente na recepção do local. Logo pensei: Que mangue é esse. Não tem recepção neste consultório. Quem marcou minha consulta? Quem vai pegar meus documentos e fazer a ficha? E uma menina, que aguardava atendimento levantou gentilmente e abriu a porta para mim. Agradeci, entrei na sala e não tranquei a porta, afinal, outras pessoas iriam chegar e ninguém ali tem a obrigação de levantar para abrir a porta toda vez que alguém chegar. Cumprimentei as pessoas e me sentei.
Perguntei a mesma menina que abriu a porta para mim, onde estava a recepcionista. Ela respondeu que para a recepcionista aparecer, eu precisava bater na porta do consultório de procedimentos odontológicos. Foi o que eu fiz. Toc, toc, toc. Depois de uns dois minutos, ela apareceu. Estatura baixa, um pouco acima do peso, estava com touca e máscara cirúrgica e apresentava uma feição cansada.
- Boa tarde! Falei entregando meu RG e carteira do plano de saúde.
- Boa tarde! A senhora pode aguardar que já lhe atenderemos.
Entrou novamente na sala e fechou a porta. Ao menos foi mais educada que ao telefone.
Peguei uma revista e comecei a folhear. Minutos depois ouvi um rapaz reclamar da demora e, embora não goste de prestar atenção na conversa alheia, fiquei com meus ouvidos aguçados e me dei conta de que o dentista ainda não tinha chamado a paciente das 13h30. Ou seja, ainda havia três pessoas antes de mim, e já eram 14h55.
Bati novamente na porta do consultório de procedimentos e Jô - sim, esse era seu nome, me contou o rapaz das 14h - saiu alguns minutos depois.
- Eu preciso saber que horas serei atendida? Tem três pessoas na minha frente e minha consulta está marcada para às 15h.
- Como a senhora já deve ter percebido, houve um imprevisto e estamos atrasados. Logo te chamaremos.
- Mas eu tenho outro compromisso às 16h.
- Se a senhora quiser ir e voltar antes das 18h não tem problema.
- Mas eu marquei aqui às 15h.
- Infelizmente estamos atrasados. Todos estão aguardando. Esperar ou não é uma decisão sua. Sinto muito. Ela me deu as costas e fechou a porta.
Uma senhora comentou: - Na verdade minha filha, o médico chegou atrasado, e já está na sala tem uns 20 minutos. Foi o suficiente para criar um burburinho na recepção.
Apesar de ficar irritada com a situação, resolvi aguardar por saber que iria ter que esperar, mais um mês, para ser atendida em outro consultório igual ou pior ao que eu me encontrava. E eu não tenho tempo a perder.
Depois de 1h25, ouvi: Senhora Glenda Lima, por favor, entre. Entrei e encontrei um homem de seus 30 anos, alto, barba bem feita, cabelo escuro e sorriso fácil sentado atrás de uma mesa com poucos objetos em uma sala pequena, bem iluminada e limpa.
- Boa tarde Glenda! O que te incomoda com os seus dentes?
- Boa tarde Dr.! Primeiro vou fazer uma reclamação. O atendimento é inapropriado. Chegamos a seu consultório e não encontramos uma recepcionista e a espera para ser atendida passa dos limites. Minha consulta estava marcada para às 15h e estou sendo atendida às 16h25. Tenho outros compromissos e chegarei atrasada em todos eles por causa de vocês.
- Glenda, primeiramente lhe peço desculpas e faremos o possível para isso não acontecer novamente. Infelizmente tive um contratempo e extrações podem demorar mais que o previsto.
- Dr. Imprevistos acontecem, é verdade. Mas, é interessante que se tenha uma pessoa para nos atender e informar ao chegarmos aqui.
- Te peço desculpas mais uma vez e lhe asseguro que isso não vai mais acontecer. Vamos aos seus dentes agora?
Respirei fundo e começamos a consulta. O dentista foi profissional e me atendeu bem, sem cara feia ou chateação por eu ter reclamado. Me examinou e solicitou a liberação dos procedimentos para o plano odontológico. Ele mostrou que está aberto a críticas e reclamações, o que nem sempre é bem aceito pelos profissionais da área de saúde. Fiz isso outras vezes e tive que mudar de dentista/médico por ignorância e arrogância na resposta que me foi dada ou por perceber que o tratamento havia mudado para pior. Saí de lá satisfeita e ansiosa para avaliar como será a próxima consulta.
O que não podemos é aceitar situações constrangedoras de descaso, falta de educação, despreparo profissional em qualquer tipo de serviço, seja ele particular ou oferecido pelo Estado. Principalmente, se for ligado à saúde e bem estar. E em casos ligados a consultórios conveniados aos planos de assistência médica ou odontológica temos ainda mais motivos para reclamarmos, por pagarmos preços altíssimos, para termos um atendimento rápido e de qualidade. Não podemos ter receio da retaliação de atendentes, dentistas ou médicos por reclamarmos de seus serviços. Se não reclamarmos não saberão que estamos insatisfeitos com o que é oferecido e como irão melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre!